Como usar a comunicação a seu favor!

Olá, tudo bom?

 

Na última postagem, falamos sobre a importância de ouvir na essência o seu cliente, para poder entregar o que lhe satisfaça, criando assim, uma experiência a qual queira repetir. Você ficou com alguma dúvida sobre a postagem passada? Se ficou, comenta lá, teremos muita satisfação em falar com você.

Considerando que saber ouvir o cliente é algo que você já sabe e faz na sua empresa, falaremos hoje sobre como a comunicação eficaz é fator determinante para que os objetivos e propósitos sejam alcançados. Vamos lá?

A tecnologia nos trouxe grandes benefícios, e um deles é a facilidade de como podemos escrever um documento, e ter possíveis erros de ortografia corrigido em um comando. Mas se esse é um benefício, também pode ser considerado um problema, pois se o computador corrige tudo, pra que me preocupar em escrever corretamente. Então, para ganhar tempo, começaram as abreviações, tais como "vc", "pq", "fds", entre outras. Acontece que na comunicação empresarial as informações precisam ser passadas de forma muito clara, para que não ocorra erro na execução.

Imagine que você fala para sua secretaria pegar três envelopes de dinheiro, ir em três bancos diferentes, e fazer um pagamento no primeiro, um depósito no segundo, e no terceiro falar com o gerente para cobrir um cheque. O que você acha desta informação? Ela está completa? Bem entendida? Provavelmente não né...talvez tenha faltado a informação de quais são os bancos, quais valores tem em cada envelope e pra qual banco é cada envelope... Lógico que estamos retratando algo bem simples de como a comunicação pode ser falha no seu dia a dia, mas vejamos mais.

A comunicação é exatamente o que se entende da informação que você passou, desta forma, é necessário haver um feedback para ter certeza que a informação foi bem recebida, ou seja, confirmar o que o seu interlocutor entendeu do que você disse.

Você já passou pela situação de falar algo, e a resposta parecer que não tem nada haver com o que você falou? Isso acontece com mais frequência do que imaginamos. Acontece, por exemplo, do cliente que deseja comprar um veículo, perguntar ao vendedor se o carro é confortável, e o vendedor responder: Sim, ele é lindo! - Ou então, qual a forma de pagamento? E receber como resposta: "pode ser parcelado". Estas respostas estão satisfatórias, ou precisariam de mais dados. No ultimo caso, o pagamento pode ser parcelado de que forma? No cheque, no cartão, no boleto... tem entrada? O parcelamento é em quantas vezes?

Quando se está trabalhando com contato direto com o cliente, é necessário ter muito conhecimento de seu produto, para poder responder as objeções e, de preferência, saber responder de várias maneiras, pois devido as diferenças culturais, de idade, e dos canais de comunicação (aqui caberia uma postagem completa, pois usamos todos os canais representacionais de comunicação - auditivo, visual e cinestésico, mas cada pessoa tem um canal preferencial) a sua resposta pode não ser tão bem entendida! Você saber que existem diferentes formas de comunicação e que cada pessoa vê e percebe o mundo de um jeito, recebendo as informações e interpretando-as, faz com que você possa, de forma simples, identificar o estilo de comunicação dos seus colaboradores e clientes e, com isto, ter uma comunicação muito mais assertiva. Os resultados são incríveis!!! 

Espero que tenha gostado desta postagem! Acompanhe-nos e comente. Dê sua opinião!

Forte Abraço